O hábito da pontualidade começa na escola. O respeito ao horário é um aprendizado.

Em diversas situações da vida o atraso nos traz consequências imediatas, como no cinema, que perdemos o início do filme, em uma consulta médica, que somos remanejados para a fila de espera, ou no vestibular, quando os portões se fecham e não entramos.

Em outras, não percebemos ou não nos importamos com as consequências.  O atraso para a  escola, por exemplo, nem sempre é visto como uma perda.  Mas chegar atrasado na escola traz prejuízos para o aprendizado desde a infância.

A escola é feita de rotinas, pensadas para que a criança possa se desenvolver ao longo do ano letivo, ganhando autonomia à medida que vai exercendo a sua responsabilidade em relação aos compromissos e aos acordos com a professora e a turma.

Ao se atrasar, a criança/aluno perde a interação livre e os momentos do papo gostoso que rola antes ou logo no início da aula. Perde, também, o “aquecimento” que a professora faz antes de introduzir a primeira atividade ou conteúdo.

Além disso, a criança passa a ter a memória de que se atrasar é normal. E assim vai crescer achando que o mundo tem que esperar por ela, ou que é incapaz de cumprir horários e regras.

Mas por que alguns pais não acham que se atrasar para a aula é um problema?

Há desde a crença de que não devem pressionar os filhos, pois “terão muito tempo para cumprir horário quando adultos”, até a falta de uma rotina adequada no período que antecede a saída para a escola, passando pelo sentimento de pena: “deixa ele dormir mais um pouquinho”, “pode brincar mais 10 minutinhos”…

Mas talvez o grande vilão seja mesmo a culpa, que nos paralisa quando mais precisamos educar para a vida.

Então, que tal trocar a culpa pela disciplina que seu filho precisa para se relacionar de forma saudável com os desafios da aprendizagem?

Para que isso não aconteça, é bom deixar os materiais do dia seguinte organizados, o uniforme e sapatos separados, além de outros apetrechos que devem ser levados para a escola, a fim de não perder tempo procurando e separando tais objetos na hora de sair.

Algumas pessoas são mais lentas para se arrumar, diante disso é necessário que acordem um pouco mais cedo, pois com mais tranquilidade, conseguem chegar na hora.

Reservar um tempo para se alimentar também é importante, já que a alimentação aumenta a energia e, consequentemente, dá mais condições para executar as rotinas diárias.

O tempo gasto para ir à escola também deve ser considerado como fator importante. Para quem vai de carro, condução ou ônibus, é bom lembrar: vivemos em uma grande cidade, com trafego intenso em diversos horários.

A Sonho Encantado acredita que, na Educação Infantil, a formação da criança é um processo que envolve a família e a escola, para que ela possa se desenvolver e adquirir “ferramentas” emocionais, comportamentais e cognitivas, que vão ajudá-la nas experiências futuras de sua vida.