O legado dos grandes educadores dá para as escolas, ao menos àquelas que estudam e refletem, fundamentos para o projeto pedagógico.

Contudo, entre a teoria e a prática há sempre um hiato.

Por isso é importante que, no exercício cotidiano, a escola desenvolva em sua metodologia um olhar atento para cada aluno, enxergando-o como um todo, para que sejam montadas estratégias eficazes para o seu desenvolvimento pessoal e cognitivo, independente das exigências curriculares ou das “previsões” de desempenho que os “manuais infantis” apregoam.

Na Educação Infantil, ainda que se tenha uma expectativa de aprendizado para cada faixa etária, o mais significativo neste caminho é a conquista pessoal, determinante para o crescimento e a autoestima do aluno.

O trabalho da Sonho Encantado é pautado neste princípio.

Recentemente uma mãe publicou nas redes sociais um depoimento muito bonito e sincero, comprovando que o slogan da Sonho Encantado, “lugar de ser feliz”, não é apenas uma frase de efeito, mas a síntese de um projeto sério, bem executado e que propicia à criança um ambiente motivador, seguro e acolhedor.

Leiam, abaixo, o depoimento na integra.

“E ontem foi nosso segundo Dia das Mães na escola e nem preciso falar que foi tão lindo quanto o primeiro.

Esse ano resolvi fazer uma postagem falando um pouco da equidade e inclusão.

Na equidade, pessoas diferentes têm necessidades diferentes e, por isso, soluções e esforços diferentes devem ser feitos de acordo com o contexto em questão. A inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.

 Assim, esta ação permite que todos tenham o direito de integrar e participar da várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de descriminação e preconceito.

Dois conceitos de muita importância quando falamos de pessoas especiais. Eles parecem contraditórios, porém se completam.

Exemplificando: ontem, na homenagem para as Mães, além da tradicional apresentação onde todas as crianças cantam e dançam, teve um momento só nosso com eles, um momento de puro amor e gostosura. E onde entram os exemplos de equidade e inclusão?

Ver minha filha lá, com todas as outras crianças, mais uma vez na cadeirinha dela, agora sem braço, porque ela já é uma “mocinha” e sabe se equilibrar, abrindo aquele sorriso quando me viu, não tem momento melhor na vida. 

Depois foi a hora de enfeitar os bolinhos, mas a Bella não pode comer!!?? Tudo bem, ela só finge, pensei. Eis que, mais uma vez, a escola te surpreende com um bolinho sem açúcar, feito especialmente para ela…

Como a gente fica nesse momento???Tentando não chorar para não passar vergonha, né?
A mãe emocionada por causa de um bolinho???

Quando você tem uma filha especial, você aprende a ver carinho, amor e atenção nos pequenos gestos que fazem toda a diferença para nós. E sim, minha filha teve o bolinho dela, com a velinha e pode comer e cantar parabéns para a mamãe, assim com as outras crianças.

Obrigada mais uma vez equipe da Sonho Encantado, vocês conseguiram me emocionar com um bolinho!!!

E no mais??? O copo que a Bella fez, desculpa as outras mães, mas era o mais lindo da escola, afinal o importante nessas horas não é o desenho, mais a felicidade de saber que sua filha conseguiu segurar a canetinha para desenhar!!!

Go Bella!!

Ano que vem escreve meu nome!!… Rsrsrsrs, brincadeira! Te amo Filha!!

Obrigado pelo seu amor!!  Ahhh, e ano que vem apresentação sem cadeirinha, hein!
Eu acredito em você!!!    

Marina Fragoso, mãe da Bella

f1    f2
Bella e sua mãe Marina nas atividade comemorativas do Dia das Mães na Sonho Encantado.

 

Ficamos felizes com cada conquista de nossos alunos e vibramos junto com os pais.
Um dos objetivos da Sonho Encantado é mostrar para os nossos pequeninos e pequeninas que desafios podem ser superados e sonhos podem ser realizados.