O desenvolvimento da criança se dá pelo contato com diferentes aspectos da sociedade e da vida.

Por isso, para a Sonho Encantado sempre foi muito importante incentivar o acesso e a relação com as distintas expressões artísticas, culturais e informativas.

O Passaporte Cultural é um projeto longevo da escola, pensado para que o aluno, ao frequentar um evento cultural, como teatro, cinema, ou uma exposição, colasse o respectivo ingresso em uma caderneta especialmente criada para isso: o “passaporte cultural”.

Uma vez com o seu passaporte “carimbado”, o aluno relatava em aula a sua experiência, compartilhando com a turma as suas impressões e assim motivando os colegas para outras “viagens” culturais.

Com a pandemia e o distanciamento, as atividades presenciais na cultura (e na escola), ficaram mais limitadas e estão tendo de se adaptar.

Mas as crianças da Sonho Encantado continuam  buscando novas formas de aumentar seu capital cultural por meio de visitas virtuais.

Mesmo em casa, nossos pequeninos e pequeninas já visitaram o “Circo du Soleil“, o Museu da Vida, o Museu Biológico do Butantan, entre outros.

A equipe da Sonho não deixa de utilizar a tecnologia e os meios de comunicação para explorar a cultura, dando dicas de possíveis passeios para quando  as famílias se sentirem seguras e indicando inúmeros eventos que acontecem on-line.

O retorno das atividades é por meio de registro que as crianças estão trazendo. Não há mais os ingressos para prender no passaporte, mas há desenhos e depoimentos sempre feitos com muito entusiasmo pelos nossos “viajantes” culturais.

Assim, damos continuidade a este projeto tão importante que é o Passaporte Cultural.