Ao final do ano letivo e com a proximidade das festas de fim de ano, são muitos os planos das famílias para esse período e as férias escolares que se seguem. Especialmente quando pais e mães podem conciliar suas próprias férias com as dos filhos, cria-se um tempo de qualidade para descanso, atividades em família e até viagens.

No entanto, ainda se justifica cautela na realização de várias atividades que envolvem contato com outras pessoas, principalmente em ambientes fechados e com aglomerações.  Passeios para lugares onde se possa verificar cuidados com higiene e segurança, com controle de número de frequentadores, podem ser bem prazerosos.

Mesmo sem sair da cidade, muitos jogos e brincadeiras, atividades de música e culinária podem ser feitas, de forma divertida e com o potencial de fortalecer os vínculos familiares. É sabido que costuma haver mudanças de hábitos, às vezes bem radicais, principalmente alimentares e no sono, que devem ser evitadas pelos prejuízos à saúde. Recomendamos que tais mudanças sejam suaves, valorizando o descanso e uma alimentação mais livre, mas nutricionalmente correta, sem exageros.

Recomendamos muitas atividades ao ar livre, no maior contato possível com a natureza. Com atenção, é claro, ao calor, prevenindo as queimaduras solares e mantendo a boa hidratação.

Além da diversão, algumas ações podem ser planejadas para as férias.

Recomendamos duas ações que são de grande importância:

1.Programar uma visita ao pediatra. Caso não tenha sido possível uma consulta detalhada nos últimos meses, esse poderá ser o período ótimo para fazê-lo, com avaliação de crescimento, desenvolvimento, eventuais impactos da pandemia. Consequentemente, é possível discutir estratégias para preservação da saúde e garantia de um bom e produtivo ano letivo.

2. Colocar a vacinação em dia! Nos últimos anos, o Brasil passou a apresentar queda nas coberturas vacinais de praticamente todas as vacinas. Houve um prejuízo maior ainda por causa da pandemia. Não se deve perder tempo, pelo risco de ressurgirem ou de aumentarem os casos de doenças imunopreveníveis até há pouco tempo controladas. É hora de verificar o cartão de vacinas de toda a família: dos recém-nascidos aos idosos. Se houver vacinas em atraso, recomendamos aproveitar o período das férias para colocá-las em dia.

Felizmente, no Brasil, é possível fazer uma vacinação bastante completa, com vacinas eficazes e seguras. Em caso de dúvidas, especialmente ao ouvir notícias negativas ou alarmistas, esclareçam com seu pediatra ou médico de confiança da família.

Desejamos Boas Festas e um Ano Novo com saúde e felizes realizações!

 Dr Joel Bressa e Equipe Sonho Encantado