Saiba diferenciar quando a escola de seu filho possui um projeto pedagógico.

Para muitas famílias a melhor escola é aquela perto de casa, principalmente nos primeiros anos, quando, erradamente, nutre-se o preconceito de que as escolas de Educação Infantil são todas iguais.

Tirando o fato de que a proximidade com uma escola ajuda na rotina corrida dos pais, a escolha da escola deveria seguir outros critérios, principalmente aqueles ligados ao desenvolvimento da criança e ao impacto que a formação inicial terá durante toda a sua vida.

As famílias são confundidas, muitas vezes, com o discurso de que a Educação Infantil é um espaço apenas para socialização, brincadeiras e cuidados afetuosos.

Sim, uma boa instituição de ensino precisa contar com profissionais atenciosos e amorosos; espaço e estrutura para o brincar e o socializar são importantes, mas o  que faz realmente a diferença em uma escola é o seu projeto pedagógico.

O projeto pedagógico de uma escola são os objetivos e as estratégias de educar, transmitir saberes socialmente acumulado a cada nova geração, de modo a propiciar que seus membros possam se desenvolver e cuidar bem de si e do mundo.

Na base de cada projeto educacional existe uma escolha: uma seleção de valores essenciais e a seleção de conteúdos que possam exprimir o tipo de pessoa e de sociedade que a escola deseja ajudar a construir. Portanto, além dos conteúdos regulares para cada faixa etária, há também a preocupação com a formação de cidadãos mais conscientes desde a mais tenra idade.

É claro que entre o discurso e a prática existe um caminho a se percorrer. Por isso, é importante que pais e responsáveis possam perceber quais objetivos a escola elege, como planeja e realiza as atividades que permitem o envolvimento da criança no processo de aprendizagem, acolhendo diferenças e tempos pessoais distintos.

A Sonho Encantado é uma escola de Educação Infantil que, do Berçário à Alfabetização, estuda profundamente cada etapa do desenvolvimento da criança para ofertar uma formação coerente e sólida no aprendizado, na construção da autonomia e no crescimento emocional.

 

mat 1 manh+ú (12)

Uma atividade simples e lúdica como uma “pescaria”,
pode introduzir noções básicas de matemática,
como quantidade, números e conjunto.

 

pr+® 2 manh+ú (1)

E a montagem de um calendário vai sedimentando noções de tempo,
contagem de dias e meses, soma e subtração relacionados com
“número de dias que faltam para tal acontecimento”.

 

Ser uma escola associada ao Programa PEA UNESCO* já revela os valores defendidos pela Sonho Encantado, e a adoção do seu tema anual a ajuda na elaboração de um eixo vertical do seu projeto pedagógico.

2019, por exemplo, é o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Uma oportunidade em que a escola terá de mergulhar na ancestralidade de nosso país, abordando aspectos da influência indígena em nossa língua, bem como o legado e a contemporaneidade de sua cultura. Ou seja, um conteúdo rico e que permitirá a introdução de inúmeros conceitos curriculares ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade da criança para o nosso idioma, formado não só de influências indígenas como também africanas e europeias, a nossa história, a nossa culinária, a nossa arte e ciência.

Bem mais do que um lugar para ser feliz”, como consta no slogan da escola, a Sonho Encantado é um espaço de formação, construído no equilíbrio entra a reflexão e a prática pedagógica, entendendo a criança e atenta às expectativas das famílias.

 

* O Programa de Escolas Associadas da Unesco foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. O objetivo do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. O Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. O PEA está presente em 130 países.