
Era uma vez…
17 de novembro de 2022
Creche Sonho Encantado – sementes de um novo mundo!
16 de outubro de 2023Inverno com altas temperaturas comparáveis ao verão, inundações e enchentes em diversos países do mundo, ciclones e vendavais sucessivos, calor extremo e queimadas em outras regiões do planeta.
O que há algumas décadas era um alerta dos cientistas, tornou-se uma realidade incômoda nos dias atuais, estampada nos noticiários dos quatro cantos do mundo.
Não há mais dúvidas: o nosso querido planetinha azul está pedindo socorro!
As preocupações dos pesquisadores ambientais sempre encontram eco no planejamento pedagógico da Sonho Encantado. Para a Sonho, educar crianças sempre foi pensar globalmente agindo localmente, pois não há futuro sem presente.
Entendemos, já de muito tempo, que a educação ambiental era um tema importantíssimo a ser introduzido em nosso projeto, permitindo aos nossos pequeninos e pequeninas o contato com práticas, hábitos e reflexões que pudessem incentivar atitudes mais sustentáveis, o respeito pela fauna e flora e a empatia com a defesa de um uso mais equilibrado dos recursos naturais.
Este ano, por exemplo, fizemos o projeto A Natureza e Eu (fotos e vídeo ao final do texto) , que culminou em uma linda exposição sobre os inúmeros temas ligados à sustentabilidade, vivenciados pelas nossas crianças de maneira criativa, em trabalhos interativos e repletos de conteúdos relevantes.
Também é uma prática da escola, a promoção e o incentivo à leitura, colocando nossos alunos em contato com textos de autores indígenas, que sempre trazem em suas obras a relação íntima de sua cultura com a preservação dos biomas.
Sabemos que os efeitos das mudanças climáticas só serão revertidos a partir de decisões conjuntas e do empenho dos governos mundiais,das grandes empresas e, claro, do compartilhamento de uma visão mais solidária. Mas acreditamos que, envolvendo nossos alunos e suas famílias no debate desse tema, estamos lançando uma semente para que as gerações futuras possam se valer de um antigo ditado indígena: “Não herdamos a terra dos nosso pais, mas dos nosso filhos”.
Assistir vídeo A Natureza e Eu