CORONAVÍRUS E COVID-19: QUAL A DIFERENÇA?
6 de abril de 2020Criatividade para entreter nossos pequeninos e pequeninas…
13 de abril de 2020Alô, comunidade da Sonho Encantado!
Acompanhando, é claro, as notícias sobre a pandemia que enfrentamos, é fácil perceber que muitas pessoas não entendem o objetivo do isolamento ou afastamento social, com as restrições de sair à rua impostas à maioria de nós.
Como se trata de uma doença de fácil transmissão interpessoal, com curto período de incubação, ela tende a se espalhar rapidamente, atingindo grande número de pessoas em pouco tempo. É verdade que na maioria dos casos, especialmente em crianças, a doença não é grave, mas em outras situações a doença preocupa, exigindo internação, exames de imagem e recursos de UTI por tempo prolongado. À luz do conhecimento atual, a única maneira de evitar que grande número de pacientes precise de hospital ao mesmo tempo, excedendo sua capacidade, é ficarmos isolados do contato com outras pessoas nesse período. Assim, os casos de doença vão ocorrer mais espaçadamente, não abarrotando os hospitais, e dando tempo para que o sistema de saúde se prepare, em caráter emergencial, aumentando sua capacidade em número de leitos (hospitalares e de UTI), quantidade de insumos e recursos humanos.
Ficar em casa agora tem o objetivo de evitar o colapso do sistema de saúde, que sem dúvida ocorreria nas próximas semanas, se tal atitude não fosse tomada. Assim recomendam nossas autoridades sanitárias e as da Organização Mundial da Saúde. Então, fiquemos em casa bem, da forma mais produtiva e divertida que pudermos.
Dr. Joel Bressa da Cunha
Médico da Sonho Encantado