Tapín kikôe napiá batutí
3 de abril de 2019Quando a escola dá atenção a cada criança.
21 de maio de 2019
De 24 a 26 de abril, a Sonho Encantado realizou a sua edição 2019 da Semana da Saúde.
Esse evento tem por objetivo introduzir hábitos saudáveis, apresentando de forma sempre clara às crianças temas variados sobre alimentação e cuidados com a saúde.
Este ano, como a escola está engajada no tema da UNESCO: o Ano Internacional das Línguas Indígenas, o enfoque foi sobre a culinária dos nossos nativos, seus valores sociais e de como cuidam do seu bem-estar.
A psicóloga, a nutricionista e o médico da Sonho Encantado, foram os responsáveis pela condução das atividades da semana.
A semana começou com a psicóloga Carla do Espirito Santo reforçando a igualdade entre a nós e os indígenas a partir das emoções e do cotidiano da vida em grupo e suas características culturais. A questão da valorização dos mais velhos na sociedade indígena, com o respeito e a transmissão de conhecimentos, também foi um dos temas abordados e que resultou no painel : O que nossas crianças aprendem com os mais velhos?
Esses registros, em desenhos e escrita, serão colocados no mural da escola.
O milho, o aipim, a tapioca, o abacaxi, o açaí, o urucum e o pescado, base da alimentação de muitos povos indígenas, coloriu a mesa e aguçou o paladar dos nossos pequeninos e pequeninas, que ainda receberam da nutricionista Carmem Braga muitas explicações sobre os benefícios desses alimentos.
E o livro Coisas de Índio, de Daniel Munkurudu, serviu de fonte para o Dr. Joel Bressa falar da relação dos nossos silvícolas com a natureza no tratamento de algumas moléstias, ao abordar assuntos como a higiene, a medicação dos índios comparada com as nossas (ontem e hoje) e reforçar importância das vacinas.
Cada atividade da Sonho Encantado é planejada para obter o máximo de aproveitamento do aluno, tanto no aspecto cognitivo, como na sua formação cultural. Essa amplitude do projeto pedagógico da Sonho Encantado permite, já na Educação Infantil, o acesso à diferentes saberes e a construção, pela criança, de estratégias para superar os desafios encontrados na escola e fora dela.
Isso é educar pensando na criança.