Abertura da Ciranda de Livros 2022
13 de abril de 2022Dia Mundial da Abelha.
19 de maio de 2022O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?
É um, é dois, é três
Trecho da música SOPA, do Palavra Cantada.
Os músicos do grupo Palavra Cantada brincam com as rimas e as palavras, evocando uma situação que os pais conhecem muito bem: a alimentação de seus filhos.
A introdução de bons alimentos na rotina alimentar dos pequenos é uma tarefa que a Sonho Encantado compartilha com as famílias, usando o ambiente escolar para apresentar às crianças um leque de possibilidades e novidades.
Na Semana da Saúde, por exemplo, peixes e frutos do mar fizeram parte de um cardápio de degustação, acompanhados de explicações sobre a sua importância na alimentação de crianças e adultos.
Levar frutas, verduras e legumes para o berçário faz parte de uma estratégia para instigar os bem pequenos com as cores, os aromas e as formas dos alimentos, cativando-os para provar e conhecer novos sabores.
Junto com a tática do “tocar, conhecer e provar” novas comidas, a nutricionista da escola, Sandra Albertoni, está sempre divulgando aos pais dicas para uma nutrição mais saudável para toda a família, como os alimentos “SUPERPODEROSOS”…
Isso mesmo, alimentos que contenham nutrientes e minerais que fortalecem o sistema imunológico, a memória e a concentração, e que os especialistas recomendam não faltar no hábito alimentar das crianças.
Conheça esses “SUPERPODEROSOS” que devem estar no prato de seu filho:
VEGETAIS VERDE-ESCUROS (brócolis, couve, agrião, rúcula, espinafre)
Esses alimentos concentram substâncias essenciais para o sistema nervoso e para saúde cerebral. Uma dessas substâncias chama-se luteína, que reduz o déficit de atenção. De acordo com um estudo realizado em ILLinois (EUA) revelou que as pessoas que consumiam quantidades consideráveis de luteína apresentavam memória e atividade cerebral mais aguçados.
ABACATE
Por ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, é um excelente alimento para a memória. Além da luteína, também apresenta uma concentração de vitaminas B6, B12, E e C , assim como selênio, colina e outros compostos essências para os neurônios. Além de proteger as artérias devido a gordura monoinsaturada da fruta.
AZEITE DE OLIVA
Alimento rico em gordura monoinsaturada considerado muito bom para memória.
PEIXES (pescada fresca, merluza, lambari e salmão)
Ricos em ômega-3, gordura que está faz parte das poli – insaturadas e está presente nas ligações entre os neurônios. Ajuda na produção de neurotransmissores e tem ação anti-inflamatória, contribuindo para regeneração das células do cérebro.
OLEAGINOSAS (nozes, castanha de caju, castanhas do Pará e amêndoas)
As frutas oleaginosas possuem altas concentrações de vitamina E, Selênio, gorduras boas e Magnésio. Também são antioxidantes importantes para a redução dos radicais livres.
Agora que você já sabe o que deve ter na sopa do neném, capricha no tempero, faz “aviãozinho” para a boquinha abrir e canta para ele:
“É um, é dois, é três
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete? Será que tem sorvete?
Será que tem berinjela? Será que tem panela? (…) “