
EDUCANDO COM DIÁLOGO
20 de outubro de 2017
Os perigos do estresse na infância
30 de novembro de 2017Disputar, superar, vencer… Geralmente as competições esportivas são marcadas por estas três palavras. A superação dos limites é um dos motivadores da prática esportiva, seja amadora ou profissionalmente.
Mas na Creche Sonho Encantado, o esporte e a motivação ganham um novo significado: a solidariedade. Por isso, em setembro, a escola realizou a sua XVII Olimpíada do Voluntariado.
A Olimpíada do Voluntariado (OVO, como é divulgada internamente), mescla atividades esportivas realizadas pelas crianças e atividades prévias para as famílias, com o objetivo de captar doações para instituições de caridade e assim alinhar o espírito esportivo à importância de fazer o bem. Dentre as organizações beneficiadas estão a Associação Beneficente de Combate ao Câncer (RIO-ABRACE), Instituição Lar Maria de Lourdes, Casa São Roque, Casa de Jesus, Creche Comunitária Nossa Senhora Aparecida e Hemorio.
A cerimônia de abertura da XVII Olimpíada do Voluntariado foi no dia 25 de setembro, com todos os ingredientes de uma verdadeira olimpíada: o desfile e o entusiasmo dos participantes, a tocha e a pira olímpica. Já a culminância do projeto ocorreu no dia 29 de setembro, com a animada Gincana Cultural e a esperada entrega das medalhas.
Para a competição, a escola foi dividida em duas grandes equipes: azul e amarela, envolvendo alunos do Berçário ao 1º Ano.
As “provas esportivas” da nossa XVII Olimpíada do Voluntariado foram planejadas em acordo com as habilidades corporais e a compreensão das regras para cada faixa etária, respeitando-se sempre o desenvolvimento das turmas e as características dos indivíduos.
A torcida para as equipes foi um show à parte, e nossos pequeninos e pequeninas vibraram muito com provas como: corrida com obstáculos; boliche, encher o saco com bolas, chute a gol e estafeta, entre outras.
Com as famílias, que participaram através da gincana de doações, pudemos arrecadar alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, material de limpeza, material escolar e a doação de sangue.
Ao final e mais uma vez, a Olimpíada do Voluntariado mostrou às crianças e aos seus familiares que a superação de limites, a motivação e o esforço, tão presentes no mundo esportivo, podem ser, também, a força motriz para ações de solidariedade.
Generosidade e cidadania andam juntas, por isso a Olimpíada do Voluntariado faz parte do nosso projeto pedagógico. Para nós, isto é educação por inteiro.