As crianças em tempo de Coronavírus
19 de março de 2020CORONAVÍRUS E COVID-19: QUAL A DIFERENÇA?
6 de abril de 2020Alô, comunidade da Sonho Encantado!
As pessoas mais velhas são as mais duramente atingidas pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. Além da idade, outros fatores, como certas doenças que a pessoa já tem (diabetes, hipertensão, doenças do aparelho respiratório ou cardíaco) são fatores de maior risco. Crianças saudáveis adoecem também, mas com poucos sintomas ou sem nenhum sintoma e com menor gravidade. Os mecanismos para explicar isso não são totalmente conhecidos, mas o fato é que a doença se comporta assim.
Há evidências que crianças, ou outras pessoas com doença leve ou assintomática, podem transmitir o vírus mesmo nessa condição. É por isso que se recomenda que as crianças, nesse momento, fiquem também isoladas ou afastadas. Evita que elas se contaminem, brincando com outras crianças ou se expondo em qualquer lugar com aglomeração ou proximidade com outras pessoas. Contaminadas, podem levar o vírus para seu ambiente familiar, podendo a doença acometer as pessoas mais velhas ou com doenças de base, muito particularmente seus avós e bisavós. O fato de estarem fora da escola não quer dizer que todo dia é fim de semana e que podem visitar seus avós, se reunir no almoço de domingo ou fazer outros programas com eles, como faziam antes de acontecer essa pandemia.
É a contribuição das crianças no esforço de evitar que as pessoas mais velhas e doentes sejam vítimas da doença causada por Coronavírus.
Dr. Joel Bressa da Cunha
Médico da Sonho Encantado