A Sonho Encantado participou e fez bonito no concurso “Iluminando os Ideais da Unesco”, do qual participaram todas as escolas do estado do Rio de Janeiro associadas à entidade da ONU. Duas de nossas alunas foram premiadas na categoria Produção Artística, com o tema “Cuidando da Mãe Terra: O Amanhã é Aqui e Agora”: Maria Clara R.S.G. Freitas, primeiro lugar em produção textual – ensino fundamental 1ª etapa e Thais Esteves Cavalcante, desenho na educação infantil – 3º lugar.

 

Mais importante do que qualquer premiação, está o espirito integrador do PEA – o Programa de Escolas Associadas, que reúne escolas do mundo todo com a finalidade de promover uma educação pela Paz.

O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria Unesco. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida.
O PEA está presente em 130 países.

O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela idéia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco, seja pelas escolas associadas.
Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com freqüência pela Unesco e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades.

O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.

A Sonho Encantado se orgulha de fazer parte do PEA no Rio de Janeiro, e se orgulha ainda mais de ter Maria Clara e Thais Esteves premiadas em mais esta atividade da UNESCO.

A reflexão sobre questões da atualidade, a produção de texto e a expressão artística, fazem parte da metodologia da Sonho Encantado, e se encontra em sintonia com as principais escolas do mundo, que introduzem, desde os anos inicias na escola, temas que ajudarão na formação da conscientização da cidadania.

Parabéns às meninas e aos seus orgulhosos familiares!