Era uma vez…

Assim começam as clássicas histórias infantis e também se inicia, na criança, a curiosidade sobre uma narrativa.
Mesmo quando a criança ainda não lê, livros e leituras despertam a imaginação e a criatividade que irão precisar durante toda a vida.

Estudos mostram que no Exame Nacional para o Ensino Médio, o ENEM, alunos que interpretam corretamente a leitura dos enunciados e dos textos da prova, conseguem um melhor desempenho geral.

A Sonho Encantado acredita que também é papel da escola apresentar, incentivar e promover a leitura em todas as fases da escolaridade, formando leitores,  ampliando a visão de mundo e ajudando no desenvolvimento da escrita.

Desta nossa crença nasceu a Ciranda de Livros, projeto que proporciona o contato com textos variados e de qualidade, aumentando a bagagem cultural e afetiva, satisfazendo a curiosidade e o gosto pela imersão no desconhecido.

A Ciranda de Livros inicia e termina sempre em abril, próximo ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 desse mês, data do nascimento de Monteiro Lobato, que, aliás, dá nome ao nosso espaço cultural em sua homenagem.

A cada ano a escola adquire três livros por criança, alunos de Maternal I a 1º ano, ficando na estante de sua turma. Toda sexta feira a criança escolhe um título de sua estante para levar para casa e ler com a família.

Este ano a escola colocou na Ciranda aproximadamente 300 títulos, abarcando publicações para todas as faixas etárias que trabalhamos.

Quando passa um ano, em abril, cada criança escolhe três títulos para levar permanentemente para casa abrindo, assim, espaço para uma nova Ciranda.

Este movimento de promoção da leitura conta ainda com a participação dos pais, que partilham do interesse dos filhos pelas histórias escolhidas, lendo para eles e lendo com eles, uma atividade familiar que não tem preço.